segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que é a Dengue!


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.
Formas de apresentação
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Modo de transmissão
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus. (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.

A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.

Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.

É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.

Lembrete: Quem estiver com dengue deve se prevenir de picadas do mosquito Aedes aegypti para evitar a transmissão da doença para o mosquito. Assim, é possível cortar mais uma cadeia de transmissão do vírus. Portanto, quem estiver com dengue deve usar repelentes, mosquiteiros e/ou outras formas de evitar a picada do mosquito (confira formas de prevenção).

Prevenção
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Sintomas
O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma.

- Dengue Clássica
Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
Inicialmente se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

É importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.

SINAIS DE ALERTA - DENGUE HEMORRÁGICA

1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
2. Agitação ou letargia;
3. Vômitos persistentes;
4. Pulso rápido e fraco;
5. Hepatomegalia dolorosa;
6. Extremidades frias;
7. Derrames cavitários;
8. Cianose;
9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva;
10. Lipotimia;
11. Hipotensão arterial;
12. Sudorese profusa;
13. Hipotensão postural;
14. Aumento repentino do hematócrito;
15. Diminuição da diurese;
16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;
17. Taquicardia.
Fonte: Dengue - Aspectos Edipemiológico, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde)

Diagnóstico
O diagnóstico da dengue é realizado com base na história clínica do doente, exames de sangue, que indicam a gravidade da doença, e exames específicos para isolamento do vírus em culturas ou anticorpos específicos.

Para comprovar a infecção com o vírus da dengue, é necessário fazer a sorologia, que é um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue. A doença é detectada a partir do quarto dia de infecção.

Inicialmente, é feito um o diagnóstico clínico para descartar outras doenças. Após esta etapa, são realizados alguns exames, como hematócrito e contagem de plaquetas. Estes testes não comprovam o diagnóstico da dengue, já que ambos podem ser alterados por causa de outras infecções.

Dengue Hemorrágica
Há três exames que podem ser utilizados identificar a dengue hemorrágica: a prova do laço, a contagem das plaquetas e a contagem dos glóbulos vermelhos. A prova do laço é um exame de consultório, com uma borrachinha o médico prende a circulação do braço e vê se há pontos vermelhos sob a pele, que indicariam a doença. Os outros testes são feitos por meio de uma amostra de sangue em laboratório.

Lembrete: A dengue hemorrágica deve ser diagnóstica rapidamente, pois se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Tratamento
O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.

É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas, que podem permanecer por 10 dias.

É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.

Fonte:http://www.combateadengue.com.br/

21 comentários:

Anônimo disse...

A degue mata as pessoa tem q tomar muito cuidado com o mosquito q transmite porisso n devemos dechar agua parada em lugares q n tem saida porisso devemos ter muito mas muito cuidado com esta doença ela mata muitas pessoas no mundo interokkkkkkkkkkkkkkkkkk



cuidado hem



??????????

Anônimo disse...

um teto muito legal mas um pouco grande nem todos comsequem ler atéo final;;;;;juninho;;;;

Anônimo disse...

Sintomas
O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Anônimo disse...

o texto sobre a dengue foi bem explicativo sobre os sintomas os tratamentos os contagios e as transmissÃo etc...
È importante saber que quando os sintomas aparecer È bom procurar um posto de saÙde rapidamente para que o vÌrus nÂo se agrave.
mariane e gisele

Anônimo disse...

A degue tem varios tipos de niveis te o 1 o 2 eo 3 eo 4 mas so foi descoberto aqui no brasil os tipos da 1 2 e 3 o tipo 4 n foi ainda n foi achada no brasil temos q ter cuidado a dengue mata



mataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

e simnataaaaaaa

Anônimo disse...

a dengue e transmitida por uma picada de um mosquito que ja infectado pelo virus.isso tambem e um atomuito bom para os alunos aprederem conectados...ricardo.

Anônimo disse...

a degue e muito perigosa mas pode ser evitada,como cuidar do seu lixo, das plantas, agua parada
a degui pode levar ate a morte poriso cuide do nosso mundo para viver em lugarer lipos

Anônimo disse...

A dengue tem que tomar muito cuidado,essa doença mata.
amamda nunes!!!!

Anônimo disse...

a dengue e muito perigosa mas pode ser evitada,como cuidar do seu lixo, das plantas, agua parada
a dengui pode levar ate a morte poriso cuide do nosso mundo para viver em lugarer limpos

janaina

Anônimo disse...

um ato bom para ensinar os adolescentes e todas as pesssoas a saber da importancia do que é o mosquito da dengue, mas também cada um tem que fazer a sua parte ;não deixando agua parada em qualquer dos recipientes que possa acumular agua .
se vc quer viver mais alguns anos previna_se "Reginaldo da rocha oliveira''

Anônimo disse...

dange euma doença muita perigosas sintomas febre altas vomitos mancha vermehas na pele dor de cabeça cev
certir alguns de sitomas procure imediatamente o medico nao toma neun remedio degue nau e brincadeira degue mata
cristiane

Anônimo disse...

Como o testo era muito grande,eu fique com preguiça de ler mais deu para entender que a dengue e perigosa.
E pode matar se cuida!!!
ass;alex

Anônimo disse...

A DENGUE E MUITO PERIGOSA PARA OS SERES HUMANOS...ELA PODE CAUSAR DOENCAS QUE PODEM LEVAR A MORTE E ENTAO E NOS TEMOS QUE SE PREVINIR...REGINALDO SANTOS

Anônimo disse...

A dengue tem que tomar muito cuidado,essa doença mata.
amanda nunes!!!!

Anônimo disse...

DENGE QUANDO FALAO DE DENGE FALAO DE MORTE BOM ISSO SO ACONTESSE SE VOSE NAO SE CUIDA POR QUE A DENGE PODE MATAR ENTAO PORISO TOMEM CUIDASO OU VAI SOFRER AS CONSECUENSIAS

Anônimo disse...

a dengue é um sistema de doença que não pode ser facil para ser tratada por isso precisamos de vc para que não deixe água parada para que não ajunte os mosquito para que não tem problema de se causar doença com ninguem isdsom que nos todos cuidamos da nossa saude e do nosso meio ambiente para que não ajunte os mosquito da dengue eles vem atravez de agua parada ele tem muitas doença contagiosas então ajudem nos preservar nosso planeta a não deixar agua parada nos todos ajudam a preservar coontra a dengue ass= aeltom sergio!!!!

Anônimo disse...

a dengue pode mata si nao cuida ..tem que toma muito cuidado com o mosquito que trasmite por isso nao devemos deixa agua parada em ,,prato ou, em pneus ou outra qualquer vasilhas parecida, o etc......a gente sente muita febre dores no corpo dores atras dos olhos,e muita fraqueza no corpo dores nas juntas e dores de cabeça forte.
anderson

Anônimo disse...

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus
FEBRI ALTA HEMORRAGIA E VOMITO

CLAUDEMIR

Anônimo disse...

E na minha opiniaõ eu alerto voceis se cuidem, ñ deixando água parada para a denge ñ si reproduzir.
só ne mano breu.

EDER BENITES SANBRIA.

Anônimo disse...

achei a materia muto boa aprendemos sobre o virus gue a dengue transmite para nosso corpo pode levar nos ate a morte por isso deve cuidar de agua parada quital bem lipo vasos de planta com areia garafas ou seja tudo que acumula agua parada
diego

Anônimo disse...

dengue e uma doença que as pessoas devem se prevenir as pessoas tem que cuidar de pneus velhos garrafa copos caixa de agua latas velhas´.

rosalino