quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Jogos educativos da Dengue


Jogos Educativos - Dengue

Atividade: 1251 – Dengue (Todas turmas)
Descrição: Ajude a eliminar o mosquito da dengue

Atividade: 116 – Dengue - Cruzadinha. (4º e 5ºano)
Descrição: Clique nos links e saiba como acabar com esse mosquitinho.

Atividade: 2513 - Mata mosquito da dengue. (1º e 2ºano)
Descrição: Mate os mosquitos da dengue e leia as dicas a respeito da prevenção dadengue ao passar de fase. 
Atividade: 1448 - Acabe com a Dengue. (1º e 2ºano)
Descrição: Elimine o máximo possível de mosquito que transmite a dengue dentro dotempo estipulado pelo educador. 1ºano.
Disponível nas áreas de: coordenação-motora

Atividade: 407 – Dengue (3º, 4º e 5ºano)
Descrição: Saiba o que certo ou errado na prevenção da dengue.
  
Atividade: 408 – Dengue (3º, 4º e 5ºano)
Descrição: Saber um pouco sobre como evitar/sintomas da dengue.
Novos:
Atividade: 9260 - Jogo: encontre os focos de dengue. (Todas turmas)
Descrição:  Pneus, vasos de plantas, caixas d´água... Esses são apenas alguns doslocais com risco de criação do mosquito transmissor da dengue. Localize na imagemabaixo 29 focos.

Contra a Dengue: (Todas as turmas)
Como você sabe, a dengue é um problema grave que afeta nossos lares.  

Jogo Contra a Dengue Parte 1: O Extermínio das Garrafas –  (4º e 5º ano)
Não deixe o mosquito da dengue reproduzir-se em seu quintal, eliminando toda a água das garrafas e colocando-as no lixo certo. Com o mouse, clique nas garrafas para virá-las e, em seguida, faça com que ela caia no lixo certo - as marrons na caixa vermelha e as coloridas no lixo reciclável. 

Dengue: (todos)
Descrição: Cansado de ouvir falar do mosquito da Dengue? Chegou a hora de acabar com esta praga. Pegue o Mata-Mosquito e saia matando este inconveniente mosquito assim que aparecerem nos pneus. 

Combate a Dengue

Dicas – 3º, 4 e 5º ano

Clique nos objetos correspondentes aos da lista do lado direito.

Sobre o jogo

Encontre nas fases objetos que podem acumular água e favorecer o foco do mosquito que transmite a dengue.

Site: http://jogosonline.uol.com.br/combate-a-dengue_2729.html#rmcl

 

ENTRAR. QUIZ. 4º e 5ºano

Você contra a Dengue: game ensina a identificar focos do mosquito. (4º e 5ºano)

Percorra o bairro, limpe tudo e não dê chance para o mosquito da dengue!  

Site: http://redeglobo.globo.com/diversao/noticia/2011/02/voce-contra-dengue-game-ensina-identificar-focos-do-mosquito.html


Por: Márcio Luiz Cavallini

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mitose


A mitose é o processo de reprodução celular  que ocorre em grande parte das células durante parte do ciclo celular. Resumidamente, a mitose é o processo pelo qual uma célula diplóide dá origem a duas outras células diplóides, idênticas à célula-mãe e entre si. Isso quer dizer que uma célula com certo número de cromossomos (no caso humano, seriam 46) originaria outras duas células idênticas a essa, e eventualmente, iguais entre si.
A mitose está dividida em 4 fases, mas antes de estudá-las é preciso conhecer o ciclo celular, que por sua vez, está dividido em duas fases.
Ciclo Celular
O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva durante um período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução a reprodução.
As fases do ciclo celular são:
1. Intérfase:  A intérfase é o período de maior metabolismo celular, quando ocorre a síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas da célula. Está subdividida, respectivamente, em:
1.1. Período G1: é o período de produção de enzimas, proteínas e conseqüentemente, síntese de RNA. Nesse período a célula aumenta de tamanho.
1.2. Período S: período em que ocorre a síntese e produção do DNA.
1.3. Período G2: assemelha-se ao período G1, porém, neste período o DNA está duplicado.
2. Divisão Celular: É neste período em que ocorre a mitose, pois, todas as estruturas para uma nova célula já estão duplicadas. Lembrando que a divisão celular pode ocorrer também por meiose.
Abaixo seguem as fases da mitose:
1. Prófase:
Neste momento, a cromatina (DNA) que antes estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos (uma organela) vão afastando-se para os pólos criando fibras, chamadas Fibras do Fuso Acromático. A membrana nuclear desaparece junto com os nucléolos.
2. Metáfase:
A principal característica da metáfase é a disposição dos cromossomos (cromatina) bem no centro da célula, formando o que se chama de Placa Equatorial. Para tal disposição, os cromossomos condensam-se totalmente e unem-se às fibras do fuso por meio dos centrômeros, que seriam como o “meio do cromossomo”. É nessa fase que se dá o estudo do cariótipo.
3. Anáfase:
É a fase da separação. As fibras do fuso se encurtam em direção aos pólos levando consigo cromátides (partes) dos cromossomos, que passam a constituir um cromossomo independente cada. Lembre-se que, na mitose, uma célula diplóide com 6 cromossomos, por exemplo, vai originar outras duas células diplóides com 6 cromossomos cada uma. E é na anáfase que está o segredo: como uma célula de 6 cromossomos precisa originar 12 cromossomos, ela divide-se em partes durante a anáfase.
4. Telófase:
Com os cromossomos já nos pólos junto aos centríolos, a cromatina começa a se descondensar, ressurgem a membrana nuclear e os nucléolos, e a célula se divide. A divisão em si é chamada citocinese. A citocinese pode-se dar de duas formas, de acordo com a célula em questão: se for uma célula vegetal a citocinese é centrífuga; se for uma célula animal, a citocinese é centrípeta. Após a telófase, as células voltam à interfase.

Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/mitose/


link animado em flash player:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10614/fases_mitose.swf