quarta-feira, 30 de julho de 2014

Atividade 5.1 - O computador vai substituir o professor?


Acho que no momento o computador é apenas um recurso que possibilita o professor preparar aulas mais dinâmicas, mas sempre com o professor no comando, embora muitas universidades adotaram as aulas interativas, mas necessitam de um professor para mediá-las, portanto acho que nos próximos anos isso ainda não será possível teria que mudar a mentalidade do aluno e ai acho difícil, imagina um criança escolhendo o que vai apreender, muito distante.

Atividade 7.6


Pteridófitas
Uso do projetor integrado para visualização das pteridófitas em slides, vídeos, características, evolução, vasos, fecundação e representantes do grupo. Exposição oral, fazendo questionamento aos discentes quais eles conhecemm destacando suas características. Material de apoio: livro didático, pág. 121, herbário de pteridófitas e projetor integrado. Ao final da aula propor aos alunos a atividade experimental citada abaixo.
Atividade experimental: Cultivando Samambaias
Professor, após a observação dos soros de samambaias e compreensão de que estas plantas se reproduzem através destas estruturas, proponha aos alunos um cultivo de samambaias, em que eles mesmos plantarão os vegetais a partir dos soros que observaram. Este processo poderá durar cerca de três meses, durante o qual os alunos deverão observar o desenvolvimento com frequência.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20024
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/biopteridofitas2.php
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=rva03D6dFsQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Hd3kwbLVE3g
Slide: http://www.tioronni.com.br/biologia/pteridofitas.pdf

Atividade 6.4_6.5 e 6.6


Nas duas, tudo depende do que foi proposto no planejamento do professor, qual o intuito do chat, muitas vezes alguns alunos expressam melhor suas ideias a distancia do que cara-a-cara. Acredito que ambas são proveitosas.
Sem dúvida a exposição de opiniões, pois em grupo talvez nem todos comentariam sua opinião ou não haveria tempo para que todos fizessem.
Os cursos a distancia não seriam possíveis se fossem somente em um local, assim qualquer um pode fazer a distancia os cursos, quanto a limitação muitos que não tem acesso a internet ou se abnegam a usá-la.
A troca de experiencias e sempre válida, acrescenta em conhecimento, quanto ao blog a tempos tem sido meu fiel companheiro para as aulas na sala de tecnologia, pois ali você pode deixar o material pronto para pesquisa direcionando o conceito que o você quer que o aluno aprenda.

Atividade 6,1_6,2 e 6,3 atividade sobre o e-mail



O professor nesta abordagem atua como mediador e desenvolve também ações investigativas. Ele analisa, ao mesmo tempo, o processo de aprendizagem do aluno que se expressa na sala virtual e, a sua própria prática pedagógica.
O chat (bate papo ou sala de aula virtual) permite uma conversa em tempo-real entre os participantes. A sua utilização pode ser diversificada, por exemplo, pode-se agendar um chat ente duas escolas para abrir um discussão entre um conteúdo ou debate e depois propiciar o encontro entre as turmas.
O chat deve ser bem organizado e gerido para não se transformar em “conversas sem sentido” onde cada um fala e não se sabe quem responde a quem. Daí a importância que se estabeleça temas de discussão, ordens de intervenção, horários de acesso, conduta ética, etc.
A comunicação por e-mail estreitou as distancias antes intransponíveis em questão de segundos você já recebe a informação, visto que antes usando o modelo de cartas demorava dias/meses para se ter notícias, agora em fracão de segundos a troca de informações e documentos foi um avanço gigante na humanidade.



Atividade 4.5 e 4.6 - Experimentando a barra de ferramentas / Navegando pelo editor Writer do LibreOffice


Uma das vantagens é que ele converte ou exporta documentos para pdf.
Algumas ferramentas do menu estão dispostas em outros locais.
Exemplo:
No windows: a configuração de página esta em arquivos e no linux em formatar.
A praticidade para editar textos e configura-los.
As imagens você pode dispor em qualquer local já no windows dá um trabalho sobe, desce, desconfigura.

Atividade 4.3


MEIO AMBIENTE – UMA AÇÃO AMBIENTAL


O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".
Itaquiraí localizada no sul do estado de Mato Grosso do Sul, possuí uma área de 2.063,88 km2 , sua população estimada segundo IBGE 17.603 habitantes. Nossa comunidade dispõe: rede de serviços, comércio, turismo, escolas educacionais (do nível infantil ao superior). Portanto uma estrutura de cidade regional em pleno desenvolvimento econômico.
O modelo de desenvolvimento adotado até então está sendo revisto, tanto a nível local e global, em virtude dos danos causados pelo impacto ambiental. Não podemos limitar o uso de tecnologias para a transformação de recursos naturais visando o atendimento de nossas necessidades, sem analisarmos o impacto desta transformação a curto, médio e longo prazo.
Os recursos naturais estão hoje extremamente escassos. Portanto, é preciso corrigir urgentemente os desequilíbrios ambientais causados pelo modelo de desenvolvimento adotado, sob pena de termos graves problemas no futuro. Dentro das atribuições de professor devemos ressaltar a importância da Educação Ambiental. Através dele pretende-se conscientizar, orientar e difundir valores e técnicas ambientais corretas. Com isso todos sairão ganhando.
A Semana do Meio Ambiente, evento realizado anualmente pela Fundação Planeta Terra, no período de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento que reúne promoções, concursos e ações ambientais, com a finalidade de ampliar a consciência ambiental.

Atividade 4.1- Refletindo sobre leitura e escrita digital


A grande quantidade de informações disponíveis sem dúvida é o ganho, pois antes você tinha que ir a biblioteca pesquisar agora a biblioteca esta em sua casa ou junto de você.
É a escrita errada, abreviações, o corretor de textos do editor acaba nos acomodando.
É a conscientização própria de que você esta fazendo a coisa errada e que lá na frente pode ter o reflexo negativo dessa situação.
Hoje há no mercado muitos cursos on-lines que podem potencializar o aprendizado a distância.

Atividade 3.1 e 3.2- Visitando os blogs/Analisando endereços da web


Bom o blog pode ser uma ferramenta muito útil, pois é a maneira de você registrar o seu trabalho, não ficando restrito somente a turma ou a escola, outros podem aproveitar a ideia e adequar a sua realidade. Geralmente os autores dos blogs são professores (acima citados) ou alunos.
Quanto a referência aos diários ele pode sim considerado como um registro das atividades ou conteúdos que foram trabalhados pelo professor, mas também pode ser usado para preparar aulas online, com links para conteúdos de sites ou jogos educativos, eu mesmo quando vou usar a sala de tecnologia preparo as atividades todas direcionadas no blog.

Atividade 2.5 e 2.6- Reflexões com vídeos


Navegar é preciso

hoje a internet é muito importante seja ela no trabalho ou convívio familiar ou social as informações se processam ou conectam em questão de horas, minutos ou segundos e a tendência e o desenvolvimento cada vez maior deste recurso, pois hoje já é usada para transações bancárias, compras, e-mail, comunicação. Pode ser que o recurso que utilizamos hoje considerado o top amanhã não passa de uma peça de museu.

2.4 – Pesquisando e compartilhando em grupo


Sempre quando vou utilizar uma fonte de pesquisa usando o laboratório de informática (ste), sempre previamente seleciono alguns links e coloco no blog, assim é uma maneira de garantir que os alunos encontraram efetivamente o que procuram direcionando para o conteúdo e se precavendo de possíveis percalços.

Atividade 2.1 - 2.2 e 2.3 - Navegando Livremente


Nessa atividade você é convidado a navegar pelos endereços relacionados abaixo:
Trás aulas preparadas pelos professores de qualquer região do país, com muitas aulas que podem ser aproveitadas em nosso dia-a-dia ou adequadas a realidade conforme surgirem idéias. 
Este é interessante para professores principalmente de Literatura e Língua portuguesa, trás muitos livros clássicos. 
conhecia trás um trabalho minucioso de uma professora dedicada em sua área e principalmente alimento os conteúdos com os recursos tecnológicos. 
site destinado a criar um videoteca com vários conteúdos trabalhados em vídeo ou hiperlinks. 
São sites de jogos educativos.
 
Sites de notícias 
Site da secretaria de educação de Mato Grosso do Sul